August 07, 2003

Evanescence

Já faz um tempo que eu quero comentar sobre essa banda, e inspirada no email que eu recebi do Igo, da Desolate Ways, resolvi dizer algumas coisinhas. Eu baixei algumas músicas do Evanescence e adorei. Todos sabem da minha paixão por vocais femininos, então isso não deve ser surpresa para ninguém. O que me chama atenção é a história do grupo e o comportamento da indústria musical e dos consumidores.

Evanescence é uma banda de rock com vocais femininos que está concorrendo ao MTV Awards com o clipe Bring me to life, música que faz parte de trilha sonora do filme Demolidor. Os vocais da Amy Lee lembram o da Cristina Scabbia do Lacuna Coil, assim como o estilo das músicas se assemelham de leve. O lado mais pop pode lembrar também Pale Forest. A mistura com os vocais masculinos de Bring me to life lembra Linkin Park. Evanescence é uma banda americana cuja vocalista tem só vinte anos, e que tem como influências principais Tori Amos, Björk, e Radiohead.

Tá, e daí? E daí que eu acho isso engraçado. É uma banda nova que mal nasceu e já virou 'pop', agrada a pessoas de vários estilos, toca na rádio, concorre na MTV... tudo isso porque tiveram a sorte de participar da trilha sonora de um filme 'roliudiano'. Por que as bandas européias que já vêm fazendo um trabalho similar, e que possuem as mesmas influências não têm o mesmo destaque? Por que a mídia não aproveita esse sucesso do Evanescence e começa a falar de Lacuna Coil, Within Temptation, The Gathering? Pensando bem, não sei se seria uma boa... aí todo mundo ia gostar - porque toca na rádio - e eu iria ficar com ciúmes. Se bem que haveria público para virem tocar no Brasil... é, teria um lado positivo.

BTW: há dois vídeos do Within Temptation no Kazaa que eu recomendo - um é um cover da Tori Amos, Crucify, e o outro é um clipe de um single da banda, Running up that hill. Essa música é muito legal e o clipe é lindo, mas é bem diferente dos outros trabalhos da banda... mais pop, mais feliz e bem chicletona!