Mai 23, 2003

Então amanhã eu me formo em Letras - Habilitação em Língua Inglesa e Literaturas. Já vou poder preencher a lacuna do 'terceiro grau completo' em questionários de pesquisas. Depois de mais de 5 anos de aulas, greves gigantes, leituras mil, estresses, planos de aula sacais, trabalhos cansativos, tardes ensolaradas na faculdade durante o verão, finalmente a tortura acabou. Não que o curso tenha sido tão ruim, eu vou guardar ótimas lembranças de tudo, mas eu já estava cansada. Durante esse tempo em que estive lá, nós trocamos de prédio três vezes, enfrentamos três greves (duas que duraram três meses), e algumas paralisações. O sistema educacional do Brasil é realmente uma lástima. O curso de Letras da UFPel é um dos melhores do Brasil, conceito A nos últimos provões do MEC, mas isso não é o suficiente. A instalação do curso onde era o Colégio Mário Quintana até que está boa agora, mas pra isso os alunos tiveram que fazer manifestações e paralisações. Não se engane: no novo prédio do ILA (Instituto de Letras e Artes), só está o curso de Artes. Além disso, no curso de Letras saímos licenciados a dar aula, e quem vai querer ser professor em meio a baderna e baixos salários que os docentes enfrentam??

Apesar do negativismo do meu discurso, estou feliz. É um momento pelo qual eu sempre esperei. Desde pequeninha eu acompanhava as formaturas da Farmácia e Bioquímica com minha mãe e sonhava com a minha vez de usar aquela roupa preta legal. Do curso de Farmácia eu sabia até o discurso de cor. Achava que seria farmacêutica, assim como quase toda minha família. Mas chegou a época do vestibular e eu gostava de tudo, e não sabia o que escolher (sempre as malditas escolhas). Resolvi fazer Letras por Hobbie, já que eu gostava de inglês, enquanto pensava em outro curso pra ser minha profissão. Depois de um mês de aula, primeira greve. Em julho decidi fazer um curso na UCPel, e me decidi por Jornalismo na hora da inscrição...ah, eu gostava de ler e escrever e tinha umas disciplinas divertidas, como rádio, foto, cinema, teatro. Vê se isso parece nome de matéria?! Nos primeiros dois anos eu odiava Jornalismo. E estava querendo me sentir mais independente, foi aí que comecei a trabalhar no Yazigi.

Ser professor é maravilhoso, tenho muitas saudades dos meus alunos do Yazigi e do CEFET, mas agora vejo que não é bem o que eu quero. Além das dificuldades com o salário e falta de reconhecimento, há algo em mim que preciso explorar melhor. Não sei se vou conseguir me realizar como Jornalista ou Publicitária, mas a gama de possibilidades que a Comunicação oferece me fascina. Como sempre, alguma coisa eu vou ter que escolher. Talvez venha a dar aula na faculdade depois de um mestrado. Mas isso é assunto pra dezembro. Vou me despedir com a letra - muito apropriada na minha opinião - da música com a qual vou receber o diploma, remix by Gisele.

Rebirth

Cooling breeze from a summer day
Hearing echoes from your heart
Learning how to recompose the words
Let time just fly


Joyfull sea-gulls roaming on the shore
Not a single note will sound
Raise my head after I dry my face
Let time just fly


Recalling, retreating
Returning, retreaving
A small talk you’re missing
More clever but older now


A leader, a learner
A lawful beginner
A lodger of lunacy
So lucid in a jungle
A helper, a sinner
A scarecroow's agonyzing smile


(And I) ride the winds of a brand new day
High where mountain's stand
Found my hope and pride again
Rebirth of a man

Time to fly...