April 23, 2003

Esse post é na verdade um comentário ao último post que eu li da Raquel.

Eu já tinha pensado na relação blogueiros x morte. Às vezes eu penso "será que eu vou morrer hoje?", aí eu pensei que ia ser estranho o meu blog ficar abandonado, as pessoas poderiam acessar, mas eu não estaria mais aqui.
E esse pensamento me levou a refletir que uma das funções dos blogs pode ser uma ampliação da necessidade de eternização do ser humano, antes buscada atravéz de fotos, vídeos, palavras, fama. O blog proporciona de certa forma todas as anteriores de uma vez e está ao alcance de todos.
Quanto tempo você acha que seu blog ficará no ar? Será que daqui a vinte anos eu ainda terei esse blog e meus filhos poderão ter uma idéia de como eu era, o que pensava, o que fazia? É estranho pensar nisso. Assim como é estranho fazer parte dessa nova maneira de relação social, se posso chamar assim.

Eu tenho pensado muito a respeito de blogs no geral, mas não cheguei a ler nada mais científico a respeito. Outro dia mostraram uma matéria sobre blogs no Jornal Hoje, mas, como era de se esperar, o foco dado foi 'blogs são diários virtuais de adolescentes retardados'. Não necessariamente retardados, mas passaram a idéia de uma modinha adolescente. E em parte eu acho que é mesmo, mas acho que há muito mais do que isso. Outro dia eu estava passando por blogs nunca dantes navegados e fiquei surpresa/chocada/intrigada com o que encontramos. Li blogs de adolescentes 'felizes' principalmente, e cheguei a conclusão que essa pode ser uma ótima fonte de informação para publicitários, professores, psicólogos e outros profissionais que precisam saber sobre comportamento humano. E tem muito mais, mas cansei de filosofar a respeito, gostaria de conversar com alguém sobre isso, mas face-a-face.

Raquel, já faz um tempo que eu queria conversar contigo sobre blogs, mas não falo porque não queria parecer idiota. Então nada melhor do que deixar o recadinho aqui: gostaria que me tu me ajudasse a pesquisar a respeito de blogs. Não estou falando de TCC, é só pra mim mesmo. E com certeza vou querer estar presente no Intercom te assistindo!