Juli 10, 2002

What soundtrack makes you cry???

Há alguns dias eu estava ouvindo uma música do Within Temptation- Our Farewell – e me desmanchei chorando. Ela me trouxe algumas lembranças e me fez pensar no futuro, principalmente porque possui, pra mim, um significado “além” da própria música. Mesmo assim, é uma música extremamente bonita, não só pela melodia maravilhosa mas pela emoção que Sharon passa em sua voz. Mas foi então que eu percebi que, na verdade, beleza e emoção são conceitos indissociáveis na minha pobre noção de avaliação estética. Tenho meus estilos de música preferidos, autores, pintores e tipo de filmes favoritos, e o que me faz por assim tê-los é justamente por me fazerem sentir algum tipo de emoção – seja ela qual for.
Aqui seguem algumas das músicas e bandas que me fazem sentir...
Para sentir tristeza, Our Farewell by Within Temptation, como eu já disse, é perfeita; já Poison, é uma boa banda pra ficar alegre, Talk Dirty to Me é ótima de se ouvir durante a faxina do quarto; tem também aquele tipo de música feliz a qual a gente se imagina cantando enquanto viajamos num carro conversível com os cabelos ao vento e óculos de sombra (ou sol?) num dia ensolarado – tenho que admitir: me imaginei ouvindo Backstreet Boys nessa cena – mas aí, dependendo do estado de espírito, muitas outras servem, como Helloween, Blind Melon, Bob Marley, Firehouse e até Stryper. Wherever I May Roam do Metallica é uma música que me dá bastante energia, me faz ter vontade de realizar mil coisas, me faz ter mil idéias, mil planos, sair que nem uma louca pulando pela casa. Algumas músicas do Portishead me fazem sentir uma certa raiva, uma angústia, mas não lembro quais agora. E tem também música de terror, não por causa de filmes, mas porque dão até medo, quem já ouviu Cradle of Filth ou Lacrimosa sabe do que eu estou falando. De trilha sonora para romance nem vou falar, isso sempre depende do grau de melosidade do momento. Finalmente há aquela música que acalma, relaxa, que dá uma enorme paz interior; talvez não tenha o som mais adequado pra isso, mas The Gathering é a banda que me dá essa paz!! Principalmente quando escuto Nighttime Birds sentada na sacada do meu quarto, olhando as árvores do Parque da Baronesa, e imaginando a imensidão das pequenas coisas que nos cercam.